Comissão Técnica Destaques Grêmio Lucas Von Opinião

O QUE O RENATO NÃO ENTENDEU

Opinião de Lucas von sobre a lateral direita do time
Compartilhe

A lógica do Renato para refutar um improviso na lateral direita é falaciosa. Ele disse que já tem dois laterais no grupo, portanto, se improvisar um zagueiro, ou outro jogador qualquer, passará recado de que não precisa e não confia nos seus jogadores da posição. “Se eu fizer isso, posso passar no dia seguinte na direção e pedir pra dispensar os dois“.
 
Não é bem assim. A lógica dele seria perfeita em um cenário de normalidade: Grêmio jogando só Brasileirão, ou até mesmo jogando as Copas contra Libertad, La U, Juventude etc. Aí concordo: tem Galhardo e Leo Moura e colocou Paulo Miranda neses jogos? Pode dispensar os dois atletas da posição.
 
Mas ninguém tá desesperado porque a gente pode ter Galhardo fardando contra o Fortaleza. Ou Leo Moura contra o Goiás. Tudo bem eles jogarem nesses cenários. O problema é que temos o jogo mais importante do ano, contra o melhor time do Brasil. Na casa deles. Com desfalque na zona pela qual o Bruno Henrique se desloca – fora uns outros 5 ótimos atletas que eventualmente também passam por ali. É CENÁRIO ATÍPICO.
 
Assim como algumas situações no meio de alguns jogos pedem que se improvise para solucionar eventuais problemas, essa situação PRÉ-JOGO já pede uma solução inovadora. Perdemos nosso lateral titular e o time deles é FORA DA CURVA. Não é pegar o Vasco na 23ª rodada do Brasileiro. É MUITO DIFERENTE.
 
Não teria problema algum chamar Leo Moura e Galhardo num canto e dizer que vai escalar o Paulo Miranda ali porque o cenário é bem específico pra esse jogo. Não precisa dispensar ninguém no dia seguinte. Miranda que, aliás, é “improviso” entre aspas: joga de lateral também, foi Campeão da Sul-Americana pelo São Paulo nessa posição.
 
Se não vai ser o Paulo Miranda por algum motivo (velocidade, ritmo etc), tenta o David Braz, mesmo sem ser da posição. Ou o Thaciano. Ou qualquer atleta com mínima NOÇÃO DEFENSIVA, VIGOR FÍSICO E VELOCIDADE. Na pior das hipóteses, tira o Maicon e deixa o Michel de “assessor de lateral”, na cobertura. MAS ALGO TEM QUE SER FEITO. Não é situação normal, não é adversário normal, não é jogo normal.
 
Atitudes extremas têm que ser tomadas em situações extremas.
Saudações azuis, pretas e brancas.
Lucas von.

 

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Compartilhe

Você vai gostar disso